Saúde

Grupo interministerial vai propor sistema de cotas para o Mais Médicos

Trabalho terá duração de 120 dias

Um grupo de trabalho interministerial foi criado para avaliar e propor recomendações para a reserva de vagas para pessoa com deficiência e grupos étnico-raciais, nos concursos para profissionais do programa Mais Médicos para o Brasil. O decreto que estabelece a composição e as regras para os encontros dos representantes foi publicado nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial da União.

Grupo interministerial vai propor sistema de cotas para o Mais Médicos
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O grupo será coordenado pelo representante do Ministério da Saúde e terá ainda a participação dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Igualdade Racial, do Planejamento e Orçamento, e dos Povos Indígenas.

O trabalho terá duração de 120 dias, com reuniões mensais e a elaboração de um cronograma de atividades. Ao final desse prazo será elaborado um relatório para ser encaminhado aos ministros dos órgãos participantes, assim como o planejamento dos trabalhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, após a retomada do programa no início do ano, quase 2 mil municípios foram atendidos, sendo 45% de regiões de vulnerabilidade social. A expectativa é de que até o fim de 2023, 28 mil profissionais estejam realizando atendimento em todo o país.

Local de atuação

O Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) está aberto, até hoje (6), para receber a escolha do local de atuação pelos profissionais selecionados nos últimos processos seletivos, dos ciclos 33 e 34 do Mais Médicos.

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 06/10/2023 08:45:12. Última edição: 06/10/2023 08:45:12

Tags: Mais Médicos Grupo De Trabalho Sistema De Cotas

Leia também:

Diagnóstico tardio da osteoporose em homens prejudica tratamento

Diagnóstico tardio da osteoporose em homens prejudica tratamento

Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Marco Antonio Rocha Loures, diz que doença caracterizada pela redução da massa óssea atinge entre 10 e 15 milhões de brasileiros.

Glaucoma é a causa de 5% de cegueira em crianças

Glaucoma é a causa de 5% de cegueira em crianças

O Ministério da Saúde informa que os procedimentos para acompanhamento, avaliação e tratamento do glaucoma são ofertados pelo SUS no âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica, abrangendo todas as idades.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi