Saúde

Maioria das brasileiras que fizeram aborto tem menos de 19 anos

O dado é da Pesquisa Nacional de Aborto 2021, estudo amostral recém-divulgado, realizado com mulheres entre 18 e 39 anos, alfabetizadas e residentes em áreas urbanas do país.

52% das brasileiras que afirmaram ter feito um aborto passaram pelo procedimento com menos de 19 anos de idade.

O dado é da Pesquisa Nacional de Aborto 2021, estudo amostral recém-divulgado, realizado com mulheres entre 18 e 39 anos, alfabetizadas e residentes em áreas urbanas do país.

Em sua terceira edição, a pesquisa científica que traça o perfil das mulheres que abortam no país reforça que elas estão em todos os lugares e são pessoas comuns.

No entanto, a experiência de interrupção da gravidez de forma insegura tem uma maior concentração entre as mais vulneráveis, como explica Débora Diniz, antropóloga e professora da Universidade de Brasília, autora do estudo.

A pesquisa revelou, ainda, que metade das mulheres que fizeram aborto inseguros no Brasil precisaram ficar internadas para finalização do procedimento, como detalha Diniz.

Débora Diniz ressalta ainda que as conclusões do estudo apontam para a necessidade de condução de políticas de saúde pública para juventude.

O documento apontou também que o aborto está em declínio no país, embora siga como uma importante questão de saúde pública. Em 2021, 10% das mulheres disseram ter feito ao menos um aborto na vida; em 2016, esse índice era de 13% e em 2010, 15%.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que trabalha para garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, assim como ações de prevenção à gravidez na adolescência e a ampliação do acesso à informação e orientações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no SUS. O comunicado diz ainda que o governo federal trabalha em conjunto com estados e municípios para assegurar o acesso ao atendimento de qualidade na rede pública de saúde e para reforçar políticas educacionais sobre o tema.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 28/03/2023 08:15:09. Última edição: 28/03/2023 08:15:09

Tags: Aborto Pesquisa SUS

Leia também:

Covid-19 causa aumento de síndrome respiratória grave em 7 estados

Covid-19 causa aumento de síndrome respiratória grave em 7 estados

Segundo a Fiocruz, análises laboratoriais indicam a doença como a principal causa do crescimento das ocorrências entre adultos e idosos na Bahia, no Ceará, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Especialista alerta para importância de cuidados com a pele no outono

Especialista alerta para importância de cuidados com a pele no outono

“No outono, a pele fica mais seca. As pessoas têm uma transpiração menor e a pele tende a ressecar”, destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Estado do Rio de Janeiro (SBDRJ), Antonio D’Acri.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi