Saúde

Mais Médicos: justiça autoriza recontratação de cubanos

A decisão atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), que representa 1.700 intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

A justiça federal autorizou a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos.

A decisão atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), que representa 1.700 intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

A entidade argumentou que médicos que chegaram ao país para trabalhar no programa Mais Médicos, criado em 2013, não tiveram o vínculo renovado durante o programa Médicos pelo Brasil, no governo Jair Bolsonaro. 

O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, destacou a importância do programa para o atendimento da população que vive em municípios carentes e para ajudar na crise humanitária como a que vive os Yanomami.

No fim de 2018, o governo cubano determinou o retorno dos profissionais após desacordo com declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro em relação às mudanças sobre as regras para que os médicos permanecessem no programa.

No atual governo, o Ministério da Saúde estuda o retorno do programa antigo.

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 30/01/2023 10:45:08. Última edição: 30/01/2023 10:45:08

Tags: Mais Médicos Cubano

Leia também:

Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco

Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco

Doença de pele pouco conhecida, a doença pode levar à depressão, ansiedade e, inclusive, ao isolamento social e a dificuldades profissionais.

Rio conta com Super Centro de Vacinação para atualizar imunizações

O Super Centro Carioca de Vacinação passa a ocupar um prédio anexo do hospital Rocha Maia e oferece todas as vacinas do Sistema Único de Saúde e também alguns imunizantes especiais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi