Saúde

Outubro Rosa ilumina monumentos no Rio em alerta contra câncer de mama

No Brasil, dados do Inca apontam uma estimativa de mais de 66 mil casos novos de câncer de mama somente em 2021.

O laço cor de rosa, que marca a tradicional campanha de conscientização sobre o câncer de mama, ganha cada vez mais adesões da sociedade na luta contra este tipo de tumor, considerado o mais comum e de maior incidência entre as mulheres.

No Rio de Janeiro, monumentos e prédios públicos serão iluminados com a cor do Outubro Rosa nas noites desta terça e quarta-feira. Destaque para o Cristo Redentor e o Palácio Tiradentes, no centro do Rio, antiga sede da Assembleia Legislativa do estado. E, durante todo o mês várias ações estão programadas para orientar a população sobre a prevenção da doença.

Também nesta terça, começou a ser vendida a camisa rosa do Fluminense Futebol Clube, para homens, mulheres e crianças. Parte da renda vai ser revertida para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que reúne mais de 70 organizações não governamentais.

Para o médico mastologista, Marcelo Bello, diretor da unidade do Instituto Nacional do Câncer, especializada em tratamento do câncer de mama, é muito importante falar desta doença, que tem cura e pode ser tratada precocemente.

Ele lembrou, no entanto, que neste ano as taxas de incidência da doença estão mais baixas, devido a queda de diagnósticos em 2020 e 2021 por causa da pandemia de covid-19.

O Movimento Outubro Rosa nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos anos 90, e se espalhou pelo mundo.

No Brasil, dados do Inca apontam uma estimativa de mais de 66 mil casos novos de câncer de mama somente em 2021.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso - 07/10/2022 16:05:31. Última edição: 07/10/2022 16:05:31

Tags: Câncer De Mama Outubro Rosa Rio De Janeiro

Leia também:

Projeto da Fiocruz testa drone para transporte de material biológico

A proposta quer levar amostras para a vigilância sanitária de covid-19 e tuberculose do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Super Centro Carioca de Saúde tem 1ª parte inaugurada no Rio

Segundo a prefeitura, o complexo será a maior estrutura de saúde da cidade, com 582 especialistas e capacidade para realizar 113 mil procedimentos por mês pelo Sistema Único de Saúde.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi