Concurso busca slogan para campanha de doação de leite materno
Slogan, com o máximo de 80 caracteres, deve ser redigido em português, inglês ou espanhol. Finalistas participarão de votação popular entre 10 e 17 de março.
Princípio ativo do medicamento é extraído da maconha, que tem consumo proibido no país. A aprovação na Assembleia Legislativa de SP ocorreu em dezembro de 2022.
A distribuição de produtos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde está permitida por lei no estado de São Paulo. A medida foi sancionada na terça-feira (31) pelo governador Tarcísio de Freitas.
A aprovação na Assembleia Legislativa de São Paulo ocorreu em dezembro do ano passado, após três anos de tramitação na Casa. Depois da aprovação pelos deputados, houve ainda um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas e uma carta da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, em defesa da proposta.
A polêmica envolvendo o canabidiol é porque esse princípio ativo é extraído da cannabis sativa, a mesma planta da maconha, que tem consumo proibido no país. Uma resolução da Anvisa, de março de 2020, libera a comercialização do canabidiol no Brasil. E em abril de 2022, a primeira empresa conseguiu autorização para produzir e distribuir o óleo no país, sob receita médica.
Na cerimônia de sanção, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, Tarcísio de Freitas parabenizou os autores da proposta, e contou que tem um sobrinho com síndrome de Dravet, doença que provoca crises de convulsão, e que o menino melhorou a partir do tratamento com canabidiol.
A dificuldade para obter o medicamento à base de canabidiol tem sido o maior problema para a estatística Marceli de Oliveira Santos. Ela precisa do medicamento em função de um problema neurológico, adquirido por causa de um tratamento com quimioterapia.
A sanção da Lei vai trazer também mais tranquilidade jurídica no estado. Dados da Assembleia Legislativa estimam que, no ano passado, o governo paulista tenha gasto perto de 20 milhões de reais com ações judiciais que buscam obrigar o estado a fornecer esse medicamento.
O governador Tarcísio de Freitas acredita que a medida vai resultar em aumento nas prescrições do canabidiol, tanto em São Paulo quanto para pacientes de outros estados.
A partir da sanção, a lei tem até 30 dias para ser regulamentada.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi - 01/02/2023 15:35:18. Última edição: 01/02/2023 15:35:18
Tags: Canabidiol Maconha Cannabis Remédio SUS
Slogan, com o máximo de 80 caracteres, deve ser redigido em português, inglês ou espanhol. Finalistas participarão de votação popular entre 10 e 17 de março.
O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 foi publicado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (31).
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.