Saúde

STJ autoriza três pacientes a cultivarem cannabis para fins medicinais

Liminar evita eventual prisão por porte da quantidade prescrita

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou três pacientes a cultivarem em casa plantas de cannabis (maconha) para fins medicinais. A decisão foi proferida na última quinta-feira (13).

STJ autoriza três pacientes a cultivarem cannabis para fins medicinais
© CBD-Infos-com/ Pixabay

Com a liminar, os pacientes ganharam um salvo conduto para evitar eventual prisão em flagrante ao portarem a quantidade de cannabis prescrita por um médico.

Ao recorreram à Justiça, os pacientes afirmaram que têm problemas de saúde e necessitam do óleo extraído da planta para tratamento contra dor crônica, déficit de atenção, transtorno depressivo recorrente, fobia social e ansiedade.

Em outras decisões recentes sobre o tema, o STJ decidiu que a União e o estado de Pernambuco devem fornecer medicamento à base de canabidiol à paciente com condição específica de saúde.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 17/07/2023 22:15:21. Última edição: 17/07/2023 22:15:21

Tags: Canabidiol Medicamentos A Base De Cannabis Superior Tribunal De Justiça STJ Cannabis Medicinal

Leia também:

Ministério prevê pagamento do piso da enfermagem a partir de agosto

Ministério prevê pagamento do piso da enfermagem a partir de agosto

Pasta informou que fez um levantamento de dados dos profissionais nos estados e municípios para apurar valores a serem repassados a cada ente da federação. Piso será pago em nove parcelas este ano.

SP vai subsidiar cirurgias cardíacas no setor privado

A convocação pública para seleção dos hospitais e clínicas privadas que farão parte do mutirão foi publicada na semana passada pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Ao todo, serão destinados R$ 150 milhões para a iniciativa.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi