Ciência

STF termina audiência pública que debate o Marco Civil da Internet

O debate foi provocado pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, relatores de ações que tratam da responsabilidade dos provedores de internet na remoção espontânea, ou seja, sem a determinação da justiça, de conteúdos com desinformação e discurso de ódio.

O Supremo Tribunal Federal terminou nesta quarta-feira (29) a audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

O debate foi provocado pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux. Isso porque eles são relatores de ações que tratam da responsabilidade dos provedores de internet na remoção espontânea, ou seja, sem a determinação da justiça, de conteúdos com desinformação e discurso de ódio.

A Corte ouviu especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil. Agora, as informações técnicas, econômicas e jurídicas serão colocadas à luz da Constituição para que os ministros tomem decisões mais assertivas em suas ações. Foi o que explicou o ministro Dias Tofolli.

Segundo Toffoli, alguns especialistas alegaram que a defesa da intimidade e da pessoa humana não estariam totalmente protegidas pelo Marco Civil da Internet. E que, constatada essa fragilidade, é possível uma atuação do STF.

Os julgamentos que tratam da remoção de conteúdos aguardam inclusão na pauta do Supremo.

 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 29/03/2023 20:50:09. Última edição: 29/03/2023 20:50:09

Tags: Stf Marco Civil Internet

Leia também:

Sleeping Giants apresenta propostas para responsabilização na internet

A Sleeping Giants Brasil, uma associação de consumidores sem fins econômicos, políticos ou religiosos, apresentou nesta quarta-feira (29) um conjunto de propostas para a futura Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência da Internet.

Ministério da Ciência pretende criar Centro Nacional de Vacinas

De acordo com a ministra Luciana Santos, o espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi