Economia

IBGE: inflação oficial foi de 0,28% em novembro deste ano

Fator climático foi o responsável pela variação positiva de preços

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, foi de 0,28% em novembro deste ano. A taxa superou em 0,04 ponto percentual a taxa de outubro, que foi de 0,24%, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE.  

IBGE: inflação oficial foi de 0,28% em novembro deste ano

Com isso, a inflação acumula uma taxa de 4,04% ao ano. Nos últimos 12 meses, o índice acumula 4,68% abaixo do observado nos 12 meses anteriores.  

O preço de 6 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. A maior variação foi do grupo Alimentação e Bebidas, com alta de 0,63%. O aumento foi influenciado pelas altas da cebola, batata-inglesa, arroz e carnes. Por outro lado, tomate, cenoura e leite longa vida registraram queda.  

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida, o fator climático foi o responsável pela variação positiva de preços. 

Outro destaque da inflação de novembro foi o grupo Habitação, que registrou alta de 0,48%, influenciada por reajustes aplicados por concessionárias de serviços públicos em alguns estados. A energia elétrica residencial subiu em Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre; já a taxa de água e esgoto teve aumentos em Fortaleza e Rio de Janeiro.  

A alta de 0,27% em transportes foi influenciada por um novo aumento de preços da passagem aérea, que subiu 19,12%. Os combustíveis caíram 1,58%, com o recuo nos preços da gasolina e do etanol. O grupo ainda foi afetado pela alta do Táxi em 2,22% por causa dos reajustes aplicados em São Paulo e em Porto Alegre.

Nos índices regionais, quatro áreas apresentaram variações negativas em novembro, sendo o menor resultado em São Luís, de -0,39%. Já a maior variação foi observada no Rio de Janeiro, de 0,57%, influenciada pelas altas da passagem aérea e taxa de água e esgoto. 

O IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos. O índice subiu 0,10% em novembro, ficando abaixo da taxa de outubro, de 0,12%. Em 12 meses, o INPC acumula 3,85%. 

* Com informações de Priscila Thereso.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda - 12/12/2023 22:05:03. Última edição: 12/12/2023 22:05:03

Tags: IBGE IPCA Preços Consumidor

Leia também:

Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar

Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar

Dezembro é época de Natal, Réveillon e também de planejar as despesas do próximo ano. Para tentar economizar no orçamento doméstico, planejamento e a pesquisa se tornam grandes aliados das famílias.

Pesquisa traça o perfil dos moradores de favelas do Rio de Janeiro

Pesquisa traça o perfil dos moradores de favelas do Rio de Janeiro

O estudo mostra, por exemplo, que quase metade dessas pessoas ganha menos de um salário mínimo e que apenas 2% declaram receber acima de 5 salários. Sobre nível de escolaridade, menos de 10% tem nível superior e apensa 2% tem pós-graduação.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi