Economia

SP: prefeituras são alertadas sobre risco de descumprir Lei Fiscal

Risco abrange 89% dos executivos municipais, diz Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo informou que emitiu alertas por risco de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a 89% das 644 prefeituras fiscalizadas pelo órgão. Os alertas são baseados em análises contábeis dos dados de receitas e despesas relativas ao quinto bimestre de 2022.

SP: prefeituras são alertadas sobre risco de descumprir Lei Fiscal
© José Cruz/ Agência Brasil

De acordo com o TCE, as análises apontaram indícios de irregularidades na gestão orçamentária em 568 municípios e arrecadação menor do que o planejado em 79. O levantamento revelou ainda que 42 prefeituras, nove câmaras municipais e 11 entidades municipais deixaram de enviar o balancete contábil, conforme previsto no calendário de obrigações do TCE. 

“A não apresentação das contas configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, inclusive ao pagamento de multa, nos termos da Lei Complementar nº 709, de 1993”, destaca nota do tribunal.

A lista completa dos municípios, câmaras municipais e entidades municipais que foram alertados pelo TCE, ou deixaram de enviar o balancete contábil, pode ser vista aqui.

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nádia Franco - 11/01/2023 18:00:06. Última edição: 11/01/2023 18:00:06

Tags: Tribunal De Contas Do Estado De São Paulo Lei De Responsabilidade Fiscal Prefeituras

Leia também:

Tebet anuncia secretários do Ministério do Planejamento e Orçamento

Em cerimônia de anúncio, ministra comparou a equipe a “um coral”, em que os nomes se complementam, mesmo com pensamentos econômicos distintos.

SP: Centro de Apoio ao Trabalho oferece 700 vagas de emprego

SP: Centro de Apoio ao Trabalho oferece 700 vagas de emprego

São oferecidas vagas nas áreas administrativa, técnica, de saúde, alimentação, construção e manutenção. Inscrições podem ser feitas até hoje.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi