Educação

Justiça garante acesso de aluna que não atingiu nota de corte ao Fies

No recurso, a aluna alegou ter cumprido os requisitos determinados pela lei que instituiu o Fies e estabeleceu como critérios de concessão do financiamento: ter feito o Enem de 2020 em diante; somatório da nota superior a 450 pontos; ter nota na redação superior a zero; e renda familiar per capita inferior a três salários mínimos.

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu liminar garantindo o acesso ao Fies a uma estudante de Medicina, de uma faculdade particular, mesmo sem ela ter alcançado a nota de corte exigida pelo Ministério da Educação.

No recurso, a aluna alegou ter cumprido os requisitos determinados pela lei que instituiu o Fies e estabeleceu como critérios de concessão do financiamento: ter feito o Enem de 2020 em diante; somatório da nota no exame superior a 450 pontos; ter nota na redação do Enem superior a zero; e renda familiar per capita inferior a três salários mínimos.

Apesar desses critérios, a inscrição da estudante no programa acabou esbarrando em uma norma, criada pelo MEC, que estabelece como critério de seleção a maior pontuação obtida no Enem.

De acordo com a decisão do desembargador Souza Prudente, relator do processo, ainda que a lei faculte ao MEC estabelecer as regras de seleção de estudantes a serem financiados e "outros requisitos", o ministério não pode extrapolar os limites estabelecidos pela própria lei, como ocorreu nesse caso, sob pena de violação ao princípio da legalidade. 

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região é um órgão de segunda instância da Justiça Federal brasileira, com sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal e 12 estados do país. 

A nossa produção tentou contato com o Ministério da Educação, mas ainda não obteve retorno.

Agência Brasil / Por Madosn Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 13/02/2023 11:45:02. Última edição: 13/02/2023 11:45:02

Tags: Fies

Leia também:

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira

Começam na próxima quinta-feira (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro. O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

MEC conclui repasse para obras em escolas em quatro estados

Foram liberados cerca de R$ 250 milhões por meio do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi