Geral

CNJ retoma mutirão carcerário a partir desta segunda (24)

O novo mutirão terá duração de um mês, será realizado de forma em todo o país

Começa nesta segunda-feira (24) um novo modelo de mutirão carcerário, com visitas a unidades prisionais e reuniões com lideranças locais. O novo modelo deve entrar de forma permanente no calendário do Poder Judiciário. Os tribunais e o sistema de justiça de cada localidade ficam responsáveis por revisar os processos.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o novo mutirão levantou previamente os processos de interesse que serão revisados. Entre eles, estão: o tratamento de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência; o cumprimento de pena em regime prisional maior do que o fixado; além das prisões provisórias com duração maior do que um ano.

O novo mutirão terá duração de um mês, será realizado em todas as unidades da federação e a previsão é que sejam revisados mais de 100 mil processos até agosto.

As primeiras agendas acontecem nesta segunda-feira (24), no Mato Grosso, na terça, no Rio Grande do Norte, em seguida, na Bahia, Minas Gerais e a primeira semana encerra na sexta-feira, em São Paulo. Em setembro, o CNJ apresentará os resultados.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Rádio Nacional em São Luís / Edição: Daniel Ito Isaia/ Líria Jade - 23/07/2023 17:25:07. Última edição: 23/07/2023 17:25:07

Tags: Mutirão Carcerário CNJ Justiça

Leia também:

Imposto de Renda 2023: Receita abre consulta a 3º lote nesta segunda

Imposto de Renda 2023: Receita abre consulta a 3º lote nesta segunda

Ao todo, o crédito para mais de 5, 6 milhões de contribuintes será realizado na segunda (31)

Polícia faz operação e prende 18 suspeitos de tráfico na Cracolândia

Polícia faz operação e prende 18 suspeitos de tráfico na Cracolândia

De acordo com a secretaria, 16 foram presos em flagrante; todos com antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, furtos e roubos. Dois estavam com mandados de prisão em aberto.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi