Geral

Moraes vota pela condenação de mais oito réus do 8 de janeiro

O Ministro votou para condenar os réus a penas que variam entre 3 e 17 anos de reclusão e detenção. Além de multas individuais, poderão pagar ainda multa por danos morais coletivos de R$ 30 milhões, que será dividida entre todos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi o único a votar, até a manhã desta segunda-feira (16), no julgamento iniciado na última sexta-feira, de mais um conjunto de ações penais do 8 de janeiro. Relator dos casos, ele votou por condenar mais oito réus pelos ataques ocorridos aos prédios da Praça dos Três Poderes. A análise começou na madrugada do dia 13 e vai até sexta-feira, dia 20.  

Moraes vota pela condenação de mais oito réus do 8 de janeiro

Moraes votou para condenar os réus a penas que variam entre 3 e 17 anos de reclusão e detenção. Além de multas individuais, poderão pagar ainda multa por danos morais coletivos de R$ 30 milhões, que será dividida entre todos. 

Condenados a 17 anos estão Raquel de Souza Lopes, de Santa Catarina; Cibele da Piedade Ribeiro da Costa Mateos e Fernando Placido Feitosa, ambos de São Paulo; Fernando Kevin da Silva de Oliveira Marinho, do Rio de Janeiro e Gilberto Ackermann, de Santa Catarina.

Penas de 3 anos para Felipe Feres Nassau, de Brasília e Orlando Ribeiro Júnior, do Paraná.

Outro julgamento de acusados pelo 8 janeiro acontece ao mesmo tempo no plenário virtual: o de um grupo de seis acusados. Nesses casos, Alexandre de Moraes votou pela condenação a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão. Os réus são Reginaldo Carlos Begiato, Jorge Ferreira, Cláudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Edineia Paes da Silva dos Santos e Marcelo Lopes do Carmo. Eles também foram condenados ao pagamento de multas por danos materiais e morais coletivos.

Vale lembrar que no caso de pedido de destaque o caso será levado para julgamento presencial como já ocorreu no julgamento anterior com duas rés.

Já votaram, o ministro Cristiano Zanin, que diverge do relator apenas em relação às condenações, e os ministros Gilmar Mendes e Carmen Lúcia que acompanham o entendimento de Alexandre de Moraes.

Os crimes são de associação criminosa armada; tentativa de golpe de Estado; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.   

 

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso - 16/10/2023 10:25:05. Última edição: 16/10/2023 10:25:05

Tags: 8 De Janeiro Julgamento Stf Alexandre De Moraes

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (16)

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (16)

A cidade do Rio de Janeiro tem muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima é de 21º C e a máxima chega a 28º C. A umidade do ar fica entre 50 e 100%.

Agentes da Força Nacional começam a atuar no Rio nesta segunda-feira

Agentes da Força Nacional começam a atuar no Rio nesta segunda-feira

Neste primeiro momento, serão enviados 150 agentes e 40 viaturas para ajudar as polícias estaduais nas ações contra criminosos durante a Operação Maré.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi