Geral

MPF reitera pedido para retirada de invasores de territórios indígenas

A manifestação foi enviada ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação que em 2021 determinou a retirada de invasores dessas terras.

O Ministério Público Federal reiterou ao Supremo Tribunal Federal pedido para retirada dos invasores de sete territórios indígenas. São ocupantes ilegais, madeireiros e garimpeiros. A manifestação foi enviada ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação que em 2021 determinou a retirada de invasores dessas terras.

A subprocuradora Eliana Peres Torelly afirma que a divulgação de imagens da desnutrição dos Yanomami se soma à situação de descumprimento de decisões do STF que determinaram a retirada desses posseiros dos territórios Karipuna, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundurucu e Trincheira Bacajá.

Aliás, ainda sobre o povo Yanomami, o Supremo informou que foram detectados indícios de descumprimento de determinações da Corte e do envio de informações falsas. Segundo o tribunal, após a identificação dos responsáveis, haverá processo para punição. A situação dos Yanomami é acompanhada pelo STF desde 2020.

Durante o governo de Jair Bolsonaro foram abertos dois processos que tratam da proteção dos indígenas: um contra a covid-19 e esse sobre a expulsão de garimpeiros desses sete territórios.

As determinações do Supremo envolvem o envio de alimentos, medicamentos, combustíveis e o uso de força policial para proteger as comunidades.

Ainda de acordo com a Corte, as medidas adotadas pelo governo anterior não seguiram o planejamento aprovado pelo STF e “ocorreram com deficiências”. Conforme os dados dos processos, o governo teria realizado “ciclos de operações de repressão ao garimpo ilegal na terra Yanomami”.

A crise que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami levou o governo federal a decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem na região. 

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 27/01/2023 11:00:03. Última edição: 27/01/2023 11:00:03

Tags: Yanomami Territórios Indígenas MPF Stf

Leia também:

Boate Kiss: familiares e amigos relembram dez anos da tragédia

Boate Kiss: familiares e amigos relembram dez anos da tragédia

Familiares e amigos de vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, fizeram uma vigília em frente à casa noturna na madrugada desta sexta-feira. A caminhada começou na praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, e seguiu em silêncio até a boate.

Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria

Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria

Meta é avançar na identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, informou a Polícia Federal.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi