Geral

STJ nega pedido de amigo de Robinho para tradução de processo

Decisão foi do ministro Francisco Falcão

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta segunda-feira (8) pedido feito pela defesa de Ricardo Falco, amigo do ex-jogador Robinho, para tradução completa do processo no qual ambos foram condenados por estupro na Itália.

Na decisão, o ministro entendeu que a cópia da íntegra do processo não é necessária para que o STJ possa analisar pedido de homologação da sentença proferida pela Justiça italiana.

A questão da tradução completa do processo começou a ser analisada em um recurso protocolado pela defesa de Robinho. No entanto, um pedido de vista suspendeu o julgamento na Corte Especial do tribunal, no mês passado.

Histórico

Robinho é alvo de um pedido de homologação da sentença estrangeira, requerido pelo governo da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias pelo envolvimento em um estupro coletivo, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. A pena imputada foi de nove anos de prisão.

A Itália havia solicitado a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extradição de cidadãos natos. Por esse motivo, o país europeu decidiu requerer a transferência da sentença do ex-jogador. Dessa forma, o tribunal vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.

De acordo com a defesa de Robinho, a tradução completa é necessária para verificar se o devido processo legal foi observado na condenação proferida pela Justiça italiana.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 08/05/2023 22:15:15. Última edição: 08/05/2023 22:15:15

Tags: STJ Robinho Justiça Italiana Condenação

Leia também:

Ministra da Ciência e Tecnologia defende atualização da Lei do Bem

Ministra da Ciência e Tecnologia defende atualização da Lei do Bem

Legislação é o instrumento mais abrangente para estimular a inovação nas empresas. Desde 2005, mais de R$ 170 bilhões foram destinados às atividades de pesquisa na economia.

Mutirão nacional emite certidão de nascimento à população vulnerável

Cerca de 2,7 milhões de pessoas - aproximadamente 2% da população - não possuem certidão de nascimento; índice ainda alto pode ser explicado por fatores como desinformação, analfabetismo, burocracia e comunidades isoladas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi