Geral

Telegram tem dez dias para explicar mensagem contra PL das Fake News

Ministério Público Federal em São Paulo também questionou se existe um canal para contestação para quem discorda do posicionamento da rede, e por que a mensagem chegou a usuários que não estão inscritos para receber notificações da plataforma.

O Ministério Público Federal em São Paulo deu dez dias para que o Telegram explique o envio em massa aos usuários de um texto contra o Projeto de Lei das Fake News.

Entre outras coisas, a mensagem afirma que o Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão, que representa um ataque à democracia, e com a qual o governo federal cria um sistema de vigilância permanente que vai matar a internet em caso de aprovação.  O Telegram diz ainda que pode deixar o país caso a proposta passe no Congresso.

O MPF questionou a empresa se existe um canal para contestação por parte do usuário que discorda do posicionamento da rede. O Telegram também foi intimado a explicar por que a mensagem contra o PL das Fake News também foi enviada para os usuários que não estão inscritos para receber notificações da plataforma.

Sobre o caso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que providências legais vão ser tomadas em relação ao Telegram. Ele classificou a postagem como um "amontoado de absurdos" contra as instituições brasileiras.

O Ministério da Justiça disse à Agência Brasil que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) vai notificar o Telegram a respeito de mensagem e que outras medidas serão tomadas em breve.

 

*com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito / Nathália Mendes - 10/05/2023 10:50:06. Última edição: 10/05/2023 10:50:06

Tags: MPF Telegram Pl Das Fake News

Leia também:

Polícia prende suspeito de coordenar ataques no Rio Grande do Norte

Preso é apontado como um dos líderes de facção responsável pelos ataques no Rio Grande do Norte e foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e receptação.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (10)

Maceió, em Alagoas, passa esta quarta-feira (10) com tempo claro e muitas nuvens. Temperatura varia de 24 a 31º C. Umidade relativa do ar oscila entre 55 e 100%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi