Internacional

Israel amplia ataques e determina que população de Gaza vá para o Sul

"Janela para evacuar Norte de Gaza está se fechando", disse Porta-voz

Um comunicado divulgado pelo porta-voz das forças armadas israelenses neste sábado (28) pede que a população do norte de Gaza e da Cidade de Gaza se desloque imediatamente para o Sul. "Sua janela de agir está se fechando. Vão para o Sul, para sua própria segurança", disse.  

Israel amplia ataques e determina que população de Gaza vá para o Sul

Israel continua a expandir a sua operação terrestre em Gaza com infantaria e veículos blindados apoiados por "ataques massivos", aéreos e marítimos, disse neste sábado o porta-voz militar israelense. As forças armadas de Israel realizaram bombardeios em Gaza durante toda a noite de sexta-feira, e, como consequência, centenas de edifícios ficaram "completamente destruídos", informou neste sábado a Defesa Civil palestina.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo palestino Hamas, anunciou neste sábado que chegou a 7.703 o número de mortos na região desde o início da guerra entre o Hamas e Israel, em 7 de outubro. 

Segundo Israel, os ataques com caças levaram à morte do chefe do comando aéreo do Hamas, que teria participado no planeamento do ataque de 07 de outubro, que deixou mais de 1 mil mortos e em Israel e deu início ao conflito.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na sexta-feira (27), com 120 votos favoráveis e 14 contrários, a proposta de resolução sobre o conflito no Oriente Médio apresentada pela Jordânia e que foi assinada por 39 países com assento no colegiado. A proposta aprovada pede uma “trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada que conduza ao cessar das hostilidades”. 

O documento pede ainda “a libertação imediata e incondicional de todos os civis que permanecem ilegalmente mantidos em cativeiro”. 

A Organização Não Governamental Médicos Sem Fronteiras também fez um apelo pelo fim dos conflitos.

"Já é tempo de por fim ao derramamento de sangue indiscriminado e os ataques maciços em Gaza. Hoje é impossível aos nossos colegas trabalhar em segurança devido aos ataques generalizados ao sistema de saúde, que afetaram hospitais, ambulâncias, pessoal médico e os doentes. Os profissionais do MSF que permanecem no norte de Gaza dizem-nos que estão exaustos, tanto mental como fisicamente", afirmou a diretora executiva da organização, Avril Benoît. 

*Com informação das agências Reuters, Lusa e RTP

Por Agência Brasil* - Rio de Janeiro / Edição: Vinicius Lisboa - 28/10/2023 11:45:29. Última edição: 28/10/2023 11:45:29

Tags: Conflito No Oriente Médio

Leia também:

Bombardeios em Gaza seguem intensos mesmo durante a madrugada

Bombardeios em Gaza seguem intensos mesmo durante a madrugada

É madrugada de sexta-feira pra sábado em Gaza e os bombardeios seguem intensos. Moradores dizem que o ataque é mais forte que em noites anteriores. A cidade de Gaza ficou sem eletricidade e sem internet. As forças israelenses disseram que os bombardeios são uma preparação pra uma grande operação por terra. O porta-voz do exército de Israel, Daniel Ragari, também afirmou que o Hamas tem usado o maior hospital de Gaza, o Dar Al-Shifa, como escudo para os túneis e centros operacionais do grupo terrorista. O Hamas negou as acusações.

ONU aprova resolução pedindo trégua imediata na Faixa de Gaza

ONU aprova resolução pedindo trégua imediata na Faixa de Gaza

A resolução que pede o cessar fogo imediato na Faixa de Gaza foi proposta pela Jordânia. Além da trégua, ela também pede a libertação de todos os civis. Israel ignorou o pedido e deu início a maior ofensiva à região desde que os conflitos se acirraram.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi