Justiça

Barroso defende que FGTS seja reajustado, pelo menos, como a poupança

Dois ministros do STF votaram para que o reajuste do FGTS não seja mais baixo do que a poupança. Nesta quinta-feira (20), o relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou para que a nova correção passe a ser feita a partir da decisão do Supremo.

Dois ministros do STF votaram para que o reajuste do FGTS não pode ser mais baixo do que a poupança. Nesta quinta-feira (20), o relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou para que a nova correção passe a ser feita a partir da decisão do Supremo.   

O ministro André Mendonça acompanhou a decisão de Barroso. 

Atualmente, as contas do Fundo de Garantia são corrigidas pela Taxa Referencial, a TR, que compõe o cálculo da correção da poupança. O partido Solidariedade ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, em 2014, pedindo alteração deste cálculo, alegando perdas para os trabalhadores.  

A AGU defendeu a extinção do processo, dizendo que não é preciso mudar a atual forma de correção, que foi alterada em 2017. O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que os custos de uma mudança também atingiria todo setor produtivo. 

A previsão é que o julgamento retorne na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro. 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 20/04/2023 21:15:18. Última edição: 20/04/2023 21:15:18

Tags: Stf FGTS Correção Reajuste Poupança

Leia também:

STF julga na próxima semana mais 200 investigados por atos golpistas

STF julga na próxima semana mais 200 investigados por atos golpistas

No dia 24, será finalizado julgamento de 100 denunciados. Há maioria de seis dos 11 ministros do STF para torná-los réus. Mais de 1,3 mil pessoas foram denunciadas pela PGR.

Ministro do STF mantém prisão preventiva de Anderson Torres

Ministro do STF mantém prisão preventiva de Anderson Torres

Na decisão, ministro do STF entendeu que a necessidade da prisão de Torres continua devido a "fortes indícios de que [ele] foi conivente com associação criminosa" dos atos golpistas.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi