Justiça

CNJ aprova fórum permanente de combate a racismo no Judiciário

Novo órgão vai elaborar resolução para Equidade Racial

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (28) a criação de um novo órgão destinado a identificar e propor medidas para combater o racismo institucional dentro do Poder Judiciário.

CNJ aprova fórum permanente de combate a racismo no Judiciário
© Gil Ferreira/Agência CNJ

Novo Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial (Fonaer) terá como objetivo também de elaborar uma futura resolução para a Política Judiciária para a Equidade Racial.

De acordo com a norma de criação aprovada nesta terça-feira (28), caberá ao Fonaer “viabilizar a implantação e modernização de rotinas, a organização, especialização e estruturação dos órgãos competentes de atuação do Poder Judiciário para garantir a equidade racial, inclusive nos processos judiciais”.

O Fonaer dará subsídios para a definição de critérios para a atuação das comissões que realizam a chamada heteroidentificação em concursos públicos, para averiguar o adequado cumprimento de cotas reservadas a pessoas negras. 

Novo colegiado deverá também organizar encontros nacionais e regionais e seminários sobre igualdade racial, contando com a participação da Justiça, de outros segmentos do poder público, da sociedade civil e da comunidade acadêmicas, informou o CNJ.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 28/02/2023 15:10:10. Última edição: 28/02/2023 15:10:10

Tags: CNJ Racismo Judiciário Equidade Racial Fonaer Forum Permanente

Leia também:

Alexandre de Moraes decide soltar mais 137 presos por atos golpistas

Alexandre de Moraes decide soltar mais 137 presos por atos golpistas

Prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares, como cancelamento de passaporte, proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana e apresentação semanal a um juiz.

PF mira R$ 271 milhões em possível ouro ilegal extraído em Roraima

Polícia Federal suspeita que o proprietário de uma pequena loja de materiais para construção está usando a empresa para lavar o ouro extraído de forma ilegal da terra Yanomami.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi