Justiça

Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Lista de aprovados inclui cinco mulheres e cinco homens

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (29) oito nomes indicados para o Conselho Nacional de Justiça (CCJ) e dois nomes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP
© Lula Marques/ Agência Brasil

O colegiado realizou uma sabatina conjunta com os indicados na manhã desta quarta-feira (29), quando todos apresentaram seus memoriais. O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), destacou o fato de os indicados serem cinco mulheres e cinco homens.

“Temos cinco mulheres e cinco homens, queria fazer esse registro pela igualdade de gênero, que é sempre uma luta de nossas senadoras, parabéns às instituições que fizeram as indicações”, disse o senador. Todos os nomes foram aprovados por ampla margem, de mais de 20 votos. 

Nessa leva de conselheiros, foram aprovadas indicações encaminhadas por Câmara dos Deputados, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior do Trabalho. 

Para o CNJ, foram aprovados Daiane Nogueira de Lira, indicada pela Câmara dos Deputados; Mônica Autran Machado Nobre e Daniela Pereira Madeira, indicadas pelo Superior Tribunal de Justiça; José Edivaldo Rocha Rotondano e Renata Gil de Alcantara Videira, ambos indicados pelo Supremo Tribunal Federal; e Guilherme Augusto Caputo Bastos, Alexandre Teixeira Bastos Cunha e Guilherme Guimarães Feliciano, os três indicados pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Os aprovados para o CNMP foram Edvaldo Nilo de Almeida, indicado pela Câmara dos Deputados, e Cíntia Menezes Brunetta, pelo Superior Tribunal de Justiça.

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 29/11/2023 14:35:18. Última edição: 29/11/2023 14:35:18

Tags: Comissão De Constituição E Justiça CCJ Do Senado Conselho Nacional De Justiça Conselho Nacional Do Ministério Público

Leia também:

CNJ abre procedimento para investigar juíza que gritou com testemunha

CNJ abre procedimento para investigar juíza que gritou com testemunha

Em audiência, magistrada exigiu ser chamada de "Excelência". Ela deverá ser intimada a apresentar defesa prévia no prazo de 15 dias.

Réus do caso Backer começam a ser ouvidos pela Justiça

Réus do caso Backer começam a ser ouvidos pela Justiça

Ana Paula Lebbos, Hayan Franco, Khalil Lebbos e Munir Franco Kalil Lebbos, proprietários da empresa, passaram por interrogatório do juiz Alexandre Magno de Rezende Oliveira na 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi