Justiça

Cristiano Zanin será sabatinado nesta quarta-feira no Senado

Indicado por Lula ao STF responderá perguntas de senadores e cidadãos

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado nesta quarta-feira (21), às 10h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Cristiano Zanin será sabatinado nesta quarta-feira no Senado
© Lula Marques/ Agência Brasil

O relator da indicação é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Nessa terça-feira (20), ele leu a mensagem encaminhada pelo presidente Lula. O texto formaliza a indicação do advogado à vaga no Supremo. O relatório correspondente já havia sido lido por Vital do Rêgo na semana passada. Seu parecer foi favorável à indicação.

Não são apenas os senadores que poderão questionar o indicado ao Supremo. Os cidadãos também podem enviar perguntas a Zanin, acessando uma página do Senado Federal criada com esse objetivo.

Se aprovada na Comissão, a indicação de Zanin é apreciada, por meio de voto secreto, pelo plenário do Senado. São necessários 41 dos 81 votos para que ele assuma a vaga deixada pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.

A partir de um processo encabeçado por Zanin, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição de participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 21/06/2023 06:50:22. Última edição: 21/06/2023 06:50:22

Tags: Cristiano Zanin Sabatina Senado Supremo Tribunal Federal

Leia também:

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news

Tribunal fixou o pagamento em R$ 90 mil. Decisão reitera outra, de dezembro de 2022. Em maio, outra decisão da corte condenou Flávio Bolsonaro por acusar o presidente da República de ter "relação com o demônio".

Mineradora ArcelorMittal pagará R$ 300 mi para reparar danos em Minas

Diante da falta de segurança na estrutura da barragem de Mina Serra Azul, comunidades do entorno precisaram ser evacuadas em 2019. Famílias ainda nãos abem quando poderão retornar.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi