Justiça

Envolvidos em atos golpistas serão responsabilizados, diz Rosa Weber

No discurso de abertura do Ano Judiciário, presidente do Supremo Tribunal Federal também reforçou necessidade do convívio harmonioso entre os Poderes e prevalência da ideia democrática.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, abriu o Ano Judiciário, nesta quarta-feira (1º), destacando a importância da justiça e das instituições públicas para a garantia da liberdade e do Estado Democrático de Direito. 

Rosa Weber afirmou que o ataque criminoso e covarde dos golpistas, em 8 de janeiro, confere maior necessidade do convívio harmonioso entre os Poderes e pela prevalência da ideia democrática. Ela ressaltou que os envolvidos nos atos serão responsabilizados.

"Assevero, em nome do Supremo Tribunal Federal, que uma vez erguida da justiça a clava forte, sobre a violência cometida em 8 de janeiro, os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei".

Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou a importância da democracia para o país e condenou os ataques golpistas. 

"Mais do que um plenário reconstruído: o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa da nossa Carta Magna. Vejo a disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia. Tenho a certeza de que a relação entre o Executivo federal e a Suprema Corte - o Poder Judiciário, como um todo - terá como alicerce o respeito institucional".

Presente à solenidade, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que o Poder Judiciário mostrou a força de sua resiliência e que não irá se submeter a intimidações.

"Estarmos reunidos aqui, neste plenário, na sessão de abertura do Ano do Judiciário, é a expressão da vitalidade do Estado Democrático de Direito, que sai ainda mais forte após esse episódio reprovável - que será superado, mas jamais esquecido. E produzirá consequências, certamente severas, aos responsáveis".

 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 01/02/2023 16:32:14. Última edição: 01/02/2023 16:32:14

Tags: Ano Judiciário Rosa Weber Stf Atos Antidemocráticos

Leia também:

Atleticano acusado de tentar matar cruzeirense tem pena extinta

Renato Concórdia da Silva foi acusado de tentativa de homicídio triplamente qualificado, mas jurados acolheram argumento da defesa e consideraram o réu culpado por lesão corporal e incitação à violência.

Augusto Aras defende respeito ao voto popular e às diferenças

Augusto Aras defende respeito ao voto popular e às diferenças

O procurador-geral da República participou da cerimônia de abertura do Ano Judiciário 2023, realizada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi