Justiça

Lula formaliza, em decreto, aposentadoria de Lewandowski

Não há prazo para Lula indicar novo ministro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que oficializa a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixa o cargo na próxima terça-feira (11). O texto foi publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União (DOU). 

Lula formaliza, em decreto, aposentadoria de Lewandowski
© Nelson Jr./SCO/STF

A data já havia sido antecipada pelo próprio Lewandowski, após sua última sessão plenária, na semana passada. O ministro anunciou sua aposentadoria para um mês antes do prazo limite de 11 de maio, data em que completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória. 

Com a antecipação, Lula deverá indicar um novo ministro para o Supremo. Antes da posse, o ocupante da nova cadeira deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação no plenário da Casa. 

Corrida

A aposentadoria antecipada provocará uma corrida pela disputa da vaga. Lewandowski disse ter se reunido com Lula para comunicar sua aposentadoria pessoalmente, mas que não fez sugestões de substitutos. 

“Todos os nomes que estão aparecendo como candidatos são pessoas com reputação ilibada, com trajetória jurídica impecável. O STF estará muito bem servido com qualquer dos nomes que têm aparecido", explicou. Não há prazo para Lula indicar novo ministro.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 06/04/2023 15:39:22. Última edição: 06/04/2023 15:39:22

Tags: Stf Lula Lewandowski

Leia também:

Bolsonaro depõe à PF por três horas sobre joias sauditas

Área em frente à PF foi isolada e um forte esquema de segurança foi montado com homens da corporação e da Polícia Militar para o depoimento. Não houve manifestação de apoiadores em frente ao edifício.

Polícia Federal faz operação contra extração ilegal de minério no Rio

Polícia Federal faz operação contra extração ilegal de minério no Rio

Segundo a PF, um homem foi preso na Operação Stone. A corporação informou que os trabalhadores não têm direitos trabalhistas assegurados, nem usam equipamentos de proteção.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi