Justiça

Mutirão Carcerário do CNJ pretende revisar 100 mil processos penais

Serão analisados processos de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência, situação de pessoas condenadas por tráfico de pequenas quantidades de drogas, prisões provisórias com duração superior a 12 meses e de grupos que têm direito à prisão domiciliar.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, deu início, nesta segunda-feira, em Cuiabá, à nova edição do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça. 

Com a modernização do sistema, o CNJ pretende revisar 100 mil processos penais ao longo de um mês de trabalho. A ação inclui o lançamento de serviços do programa Fazendo Justiça, do CNJ, que também é presidido por Rosa Weber, e agendas presenciais da ministra em outros quatro estados até o fim desta semana: Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. 

O novo Mutirão Processual Penal será realizado de forma simultânea em todas as unidades da federação, e os resultados serão apresentados em setembro. 

Durante os trabalhos, os judiciários locais vão analisar processos que tratam de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência, situação de pessoas condenadas por tráfico de pequenas quantidades de drogas, prisões provisórias com duração superior a 12 meses e de grupos que têm direito à prisão domiciliar. 

Desde que foi criado, em 2008, o mutirão carcerário analisou cerca de 400 mil processos e concedeu mais de 80 mil benefícios, como progressão de pena, liberdade provisória e direito ao trabalho externo. Pelo menos 45 mil presos foram libertados por terem cumpridos suas penas. 

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 24/07/2023 18:20:10. Última edição: 24/07/2023 18:20:10

Tags: Stf Mutirão Carcerário Conselho Nacional De Justiça

Leia também:

PGR restringe pedido e quer dados de 244 denunciados pelo 8 de janeiro

PGR restringe pedido e quer dados de 244 denunciados pelo 8 de janeiro

Pedido do subprocurador responsável pelas investigações foi criticado pela defesa de Bolsonaro e por apoiadores do ex-presidente, que alegaram tentativa de monitoramento político.

Promotor diz que ex-bombeiro continuava em atividades criminosas

O ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, acusado de colaborar no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (24).

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi