Justiça

Propriedades usadas em trabalho escravo podem ser confiscadas

A Defensoria Pública da União protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal para regulamentar a expropriação de imóveis usados em trabalho semelhante à escravidão.

A Defensoria Pública da União protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal para expropriar imóveis usados em trabalho semelhante à escravidão.

A ação no STF também apela para que sejam confiscados os bens das empresas flagradas cometendo esse tipo de crime. A Defensoria Pública lembra que a Constituição determina que as propriedades usadas no trabalho escravo devem ser destinadas à reforma agrária ou habitação popular sem indenização ao dono da terra ou imóvel.

Porém, como a norma não foi regulamentada pelo Congresso Nacional, ela não é aplicada no Brasil. A ação da Defensoria Pública da União no Supremo pretende provocar a corte para que ela cobre do Legislativo providências para regulamentar a expropriação de terras usadas para trabalho semelhante à escravidão.

A ação pede ainda uma liminar do Supremo para que as expropriações possam ser feitas imediatamente com base na lei que hoje é usada para expropriar terras usadas na plantação de plantas psicotrópicas, como a maconha.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 12/03/2023 14:10:13. Última edição: 12/03/2023 14:10:13

Tags: Trabalho Escravo Propriedade Imóveis Terra Expropriação

Leia também:

DPU pede ao STF expropriação de imóveis usados em trabalho escravo

DPU pede ao STF expropriação de imóveis usados em trabalho escravo

Órgão pede que os bens sejam utilizados em ações da reforma agrária e em programas de habitação popular. Objetivo é punir financeiramente quem pratica esse crime.

STF arquiva inquérito contra Renan Calheiros e Jader Barbalho

STF arquiva inquérito contra Renan Calheiros e Jader Barbalho

No parecer enviado ao STF, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, entendeu que a investigação deve ser arquivada em função da falta de provas contra os acusados.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi