Justiça

STF forma maioria para tornar mais 250 réus pelo 8 de Janeiro

Ministros do Supremo avaliam 250 denúncias apresentadas pela PGR

Termina nesta segunda-feira (8) o julgamento da terceira leva de acusados de participação e incentivo aos atos golpistas de oito de janeiro. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam 250 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).  

São dois inquéritos: um trata das pessoas que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes; e o outro das que estavam no acampamento do QG do Exército. 

Nos dois já há maioria para que os acusados se tornem réus: 6 votos a 1. Votaram com o relator, Alexandres de Moraes, os ministros Dias Toffoli, Carmén Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes. 

No caso dos invasores, o ministro André Mendonça divergiu sobre a competência do STF. Para ele, o caso deveria ir para a primeira instância, mas aceitou os argumentos da PGR para tornar os acusados réus. Já na ação dos acampados, Mendonça rejeitou as acusações. 

E a partir desta terça-feira (9) começa o julgamento de mais 250 denúncias. São 225 acusados no inquérito dos acampados; e 25 no dos invasores. Com essa quarta leva, o Supremo chega a 800 denúncias julgadas. A Procuradoria-Geral da República denunciou, no total, 1.390 pessoas. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes - 08/05/2023 16:50:05. Última edição: 08/05/2023 16:50:05

Tags: Atos Antidemocráticos Stf Julgamento

Leia também:

União pede ao STF que reduza impacto de revisão da vida toda no INSS

União pede ao STF que reduza impacto de revisão da vida toda no INSS

Um dos principais pedidos da AGU é para que a decisão do Supremo tenha efeitos somente daqui para frente, não permitindo a revisão de aposentadorias já pagas.

Torres é levado à sede da PF para depor sobre ação da PRF nas eleições

Torres é levado à sede da PF para depor sobre ação da PRF nas eleições

Torres é suspeito de, à frente do ministério, ter agido para que a corporação alterasse seu planejamento e, assim, dificultasse acesso às urnas por eleitores no Nordeste.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi