Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal
Cerimônia contará com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada para cantar o Hino Nacional. Ministro também presidirá Conselho Nacional de Justiça.
Solenidade reúne cerca de mil convidados
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso no cargo de presidente da Corte.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo
Barroso cumprirá mandato de dois anos e entrará na vaga deixada pela ministra Rosa Weber, atual presidente, que se aposentará compulsoriamente na segunda-feira (2) ao completar 75 anos. A cerimônia reúne cerca de mil convidados.
A posse é acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades.
O rito da cerimônia será conduzido por Rosa Weber. Após abrir a sessão, o Hino Nacional será apresentado pela cantora Maria Bethânia. Em seguida, o novo presidente prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Barroso deverá discursar antes do encerramento.
O novo ministro também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.
Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 28/09/2023 16:40:42. Última edição: 28/09/2023 16:40:42
Cerimônia contará com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada para cantar o Hino Nacional. Ministro também presidirá Conselho Nacional de Justiça.
Composto por advogados públicos, representantes da sociedade civil e especialistas, grupo será presidido pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.