Justiça

STF solta outros 80 presos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Em troca da concessão de liberdade, os acusados deverão cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar as redes sociais e de sair do país, além da suspensão de autorizações para porte de arma de fogo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (10) a soltura de mais 80 homens presos após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Os investigados respondem por incitação ao crime e associação criminosa.

Em troca da concessão de liberdade, os acusados deverão cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar as redes sociais e de sair do país, além da suspensão de autorizações para porte de arma de fogo.  A decisão contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com o STF, das 1,4 mil pessoas presas após os atos golpistas, 440 homens e 82 mulheres continuam detidos em presídios do Distrito Federal. Os demais também foram libertados.

Até o momento, a PGR fez 919 denúncias contra os investigados. Do total, 700 envolvem a conduta de incitação ao crime, incitação de animosidade das Forças Armadas contra as instituições democráticas e associação criminosa, e 219 são sobre os crimes de dano qualificado, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Agência Brasil / Por Alessandra Esteves - Repórter Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 10/03/2023 20:40:12. Última edição: 10/03/2023 20:40:12

Tags: Stf Atos Antidemocráticos Presos Soltos

Leia também:

PGR é a favor de revogação do afastamento do governador do DF

PGR é a favor de revogação do afastamento do governador do DF

Parecer foi enviado ao STF nesta sexta-feira (10). Ibaneis Rocha foi afastado pelo ministro Alexandre de Moraes por 90 dias após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Prazo termina em 9 de abril.

Lojas Americanas: PGR é a favor da exclusão de e-mails de advogados

Lojas Americanas: PGR é a favor da exclusão de e-mails de advogados

STF analisa caso após reclamação de advogados das Americanas contra determinação judicial de quebra de sigilo em ação promovida por credores da empresa para apurar "inconsistências contábeis".

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi