Justiça

STF vota para manter regra que pune militar por críticas a superiores

Julgamento é motivado por ação protocolada pelo PL em 2017

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (12) maioria de votos para manter a punição a militares que fizerem críticas a superiores hierárquicos. Até o momento, sete ministros se manifestaram para manter a regra, que está prevista no Código Penal Militar. 

STF vota para manter regra que pune militar por críticas a superiores
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O caso é julgado pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento deve ser encerrado às 23h59. 

O julgamento é motivado por uma ação protocolada pelo PL em 2017. Na ação, o partido pediu que o Artigo 166 fosse considerado não recepcionado pela Constituição de 1988 com base garantia da liberdade de expressão. A norma é de 1969. 

O texto prevê pena detenção de dois meses a um ano para o militar que, sem licença, publicar documento oficial ou criticar publicamente ato de seu superior. 

Ao analisar o caso, o relator da ação, ministro Dias Toffoli, afirmou que o dispositivo é compatível com as normas constitucionais por preservar os princípios da hierarquia e disciplina. 

“A norma pretende evitar excessos no exercício à liberdade de expressão que comprometam a hierarquia e a disciplina internas, postulados esses indispensáveis às instituições militares, e, assim, em última análise, impedir que se coloquem em risco a segurança nacional e a ordem pública, bens jurídicos esses vitais para a vida em sociedade”, destacou o ministro. 

Acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, André Mendonça, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. 

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Maria Claudia - 12/04/2023 16:35:16. Última edição: 12/04/2023 16:35:16

Tags: Stf Código Penal Militar Regra Punição A Militar

Leia também:

MPF cobra órgãos de segurança após morte de agricultor no sul do Pará

Segundo a Pastoral da Terra, Lindomar Dias de Souza foi morto por pistoleiros na última segunda-feira, na Ocupação Divino Pai Eterno, palco de conflitos há cerca de 15 anos.

STF anuncia fim da reforma de prédio depredado durante atos golpistas

STF anuncia fim da reforma de prédio depredado durante atos golpistas

Conclusão está prevista para terça-feira (18). Data foi escolhida para relembrar os 100 dias da invasão e coincide com início do julgamento das 100 primeiras denúncias da PGR contra participantes dos atos de vandalismo.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi