Justiça

Zanin fará primeira visita ao STF após aprovação pelo Senado

Ele será recebido pela ministra Rosa Weber nesta quinta-feira (22)

Aprovado na noite desta quarta-feira (21) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin marcou para quinta-feira (22) a primeira visita ao tribunal após a votação no Senado.

Zanin será recebido pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e dará início às tratativas para realização da posse, que ainda não tem data definida.

Na noite de hoje, Zanin conversou com Rosa Weber por telefone. Além de receber as felicitações pela aprovação, os ministros marcaram o encontro para a tarde de quinta-feira.

Mais cedo, Cristiano Zanin recebeu os cumprimentos de todos os integrantes da Corte, que manifestaram apoio à sua aprovação por meio de notas divulgadas à imprensa.

Zanin tem 47 anos e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Antes da indicação, ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato. Ele vai ocupar a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

Zanin poderá atuar na Corte por 28 anos. A aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 21/06/2023 23:00:19. Última edição: 21/06/2023 23:00:19

Tags: Cristiano Zanin Supremo Tribunal Federal Stf Senado

Leia também:

Associação define lista tríplice para Procuradoria-Geral da República

Lista tríplice foi criada em 2001 e é defendida pelos procuradores como instrumento de autonomia da carreira. Entre 2003 e 2017, o escolhido foi o mais votado na lista tríplice.

Ministros do STF felicitam Zanin pela aprovação para a Corte

Ministros do STF felicitam Zanin pela aprovação para a Corte

Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli parabenizaram e elogiaram o trabalho do novo colega. A data da posse ainda não foi marcada.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi