Meio Ambiente

Aumento da vazão do rio São Francisco deixa 13 cidades em alerta em SE

Em apenas uma semana, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, subiu de 1.500 a 4. 000 m³/s, segundo a Chesf, a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.

Treze municípios banhados pelo Rio São Francisco em Sergipe estão em alerta desde o último fim de semana, com o aumento da vazão de água do Velho Chico. Em apenas uma semana, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, subiu de 1.500 a 4. 000 m³/s, segundo a Chesf, a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.

A companhia informou ainda que o aumento gradual da liberação de água dos reservatórios de Xingó e Sobradinho ocorre por causa da cheia do Velho Chico e segue as orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em Sergipe, Telha e Santana do São Francisco são as cidades mais afetadas pela cheia. Bares e restaurantes localizados nas margens do rio estão alagados, segundo a Defesa Civil estadual.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Sergipe, três equipes do órgão estão monitorando o curso do Velho Chico nos 13 municípios ribeirinhos do estado.  

Agência Brasil / Por Josafá Neto - Repórter da Rádio UFIS FM - Aracaju - 17/01/2023 13:05:18. Última edição: 17/01/2023 13:05:18

Tags: Rio São Francisco

Leia também:

Cidades de Minas seguem em situação de emergência em função das chuvas

Segundo o boletim, no acumulado de 21 de setembro do ano passado até este sábado, vinte e uma pessoas morreram em decorrência das chuvas, duas mil e quinze pessoas ficaram desabrigadas e onze mil e duzentas estão desalojadas.

Lula formaliza a candidatura de Belém (PA) como sede para COP 30

A decisão foi anunciada ao governador do estado, Helder Barbalho, que foi recebido pelo presidente no Palácio do Planalto, em Brasília.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi