Em apenas uma semana, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, subiu de 1.500 a 4. 000 m³/s, segundo a Chesf, a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.
Treze municípios banhados pelo Rio São Francisco em Sergipe estão em alerta desde o último fim de semana, com o aumento da vazão de água do Velho Chico. Em apenas uma semana, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, subiu de 1.500 a 4. 000 m³/s, segundo a Chesf, a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.
A companhia informou ainda que o aumento gradual da liberação de água dos reservatórios de Xingó e Sobradinho ocorre por causa da cheia do Velho Chico e segue as orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em Sergipe, Telha e Santana do São Francisco são as cidades mais afetadas pela cheia. Bares e restaurantes localizados nas margens do rio estão alagados, segundo a Defesa Civil estadual.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Sergipe, três equipes do órgão estão monitorando o curso do Velho Chico nos 13 municípios ribeirinhos do estado.
Agência Brasil / Por Josafá Neto - Repórter da Rádio UFIS FM - Aracaju - 17/01/2023 13:05:18. Última edição: 17/01/2023 13:05:18