Meio Ambiente

Hora do Planeta: movimento chama a atenção para a crise climática

A proposta é que todos apaguem as luzes por 60 minutos

Cristo Redentor no Rio, Torre Eifel em Paris e a Ópera de Sidney apagadas para chamar a atenção para a crise climática. É a Hora do Planeta, evento promovido anualmente pela WWF. A proposta é um apagão voluntário por 60 minutos. No Brasil será às oito e meia da noite. A idéia é propor uma reflexão, pensar em como cuidar do planeta.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Cllimáticas, a temperatura mundial subiu 1,1 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais. Desastres naturais relacionados ao clima também preocupam.

E não só apagar as luzes, mas limpar a praia, plantar uma árvore, se engajar em movimentos comunitários ou simplesmente reunir os amigos no momento de desligar a energia elétrica também são maneiras de aderir ao movimento. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode participar dessa mobilização que acontece em mais de 190 países, e no Brasil, é feito desde 2009. Este ano, uma novidade: um mapa de visibilidade das ações. Todas as informações estão no site da WWF.

 

Agência Brasil / Por Priscila Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 25/03/2023 16:15:11. Última edição: 25/03/2023 16:15:11

Tags: Hora Do Planeta Crise Climática

Leia também:

Brasil volta à liderança ambiental, diz ministro norueguês

Brasil volta à liderança ambiental, diz ministro norueguês

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega disse nesta quarta-feira (22) que o Brasil está retomando a liderança global que já teve na questão ambiental. A declaração foi dada em encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Complexo de energia eólica é inaugurado na Paraíba com 15 parques

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o parque renovável da Paraíba responde por 30% da capacidade de geração de todo o estado.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi