Meio Ambiente

Líderes da Cúpula da Amazônia aprovam Declaração de Belém

Entre os compromissos estão o uso sustentável da biodiversidade, das florestas e da água; a promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais e a urgente conscientização e cooperação regional para evitar o chamado "ponto de não retorno" na Amazônia.

Os oito países amazônicos assinaram nessa terça-feira (8) a Declaração de Belém, documento que consolida a agenda comum para a região.

Em coletiva de imprensa, no fim da tarde do primeiro dia da Cúpula da Amazônia, o chanceler brasileiro, embaixador Mauro Vieira, apresentou detalhes sobre o documento.

De acordo com o ministro Mauro Vieira, os países amazônicos também se comprometeram a fortalecer a OTCA, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que passa a receber novas atribuições a partir da Declaração de Belém.

A Declaração de Belém contém 113 objetivos e princípios transversais. Dentre eles, compromissos para o uso sustentável da biodiversidade, das florestas e da água; a promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais e a urgente conscientização e cooperação regional para evitar o chamado "ponto de não retorno" na Amazônia.

Os oito países assumiram ainda o compromisso de lançar a Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, a partir das metas nacionais, como a de desmatamento zero até 2030.

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 09/08/2023 09:52:14. Última edição: 09/08/2023 09:52:14

Tags: Cúpula Da Amazônia 2023 Declaração De Belém

Leia também:

Em Cúpula da Amazônia, Lula menciona urgência em retomar cooperação

Em Cúpula da Amazônia, Lula menciona urgência em retomar cooperação

Ao cobrar responsabilidade dos países desenvolvidos, pelo bioma da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que, agora, a floresta Amazônica fala ao mundo.

Lula reforça apelo por governança mundial para questões climáticas

A declaração foi dada durante a live semanal Conversa com o Presidente, transmitida de Belém, onde ele coordena a Cúpula da Amazônia. Lula voltou a defender que a ONU “seja remodelada”, com espaço para mais países, sobretudo no conselho de segurança.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi