Política

Arthur Lira afirma ao Supremo que tramitação de MPs é assunto da Casa

A tramitação de medidas provisórias no Congresso é assunto interno da Casa. É o que diz uma manifestação do presidente da Câmara, Arthur Lira, enviada ao Supremo Tribunal Federal. No documento, Lira defende que não cabe decisão judicial sobre o assunto.

A tramitação de medidas provisórias no Congresso é assunto interno da Casa. É o que diz uma manifestação do presidente da Câmara, Arthur Lira, enviada ao Supremo Tribunal Federal. No documento, Lira defende que não cabe decisão judicial sobre o assunto.

A questão chegou à Suprema Corte por meio de um mandado de segurança protocolado pelo senador Alessandro Vieira para obrigar Lira a designar as comissões mistas para análise de medidas provisórias. A relatoria é do ministro Nunes Marques.

A criação dessas comissões está suspensa desde a pandemia como forma de permitir as votações direto ocorram de forma remota e presencial direto no plenário. O argumento de Vieira é o de que essa regra dá poderes extraordinários à Lira. Na última quinta-feira, o assunto gerou mal estar entre as duas casas. O presidente do Senado – e do Congresso – Rodrigo Pacheco, informou que iria determinar a volta das comissões mistas na análise de MPs. Ao que Lira respondeu falando em “truculência” na imposição.

Enquanto isso, diversas medidas provisórias estão paradas aguardando análise. Para esta semana, foi convocado um esforço concentrado na Câmara para a votação de 13 MPs do governo Bolsonaro. As sessões devem ocorrer de segunda à quinta-feira.

*Com informações da Agência Brasil

 

Agência Brasil / Por Priscila Mazenotti* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 25/03/2023 13:45:21. Última edição: 25/03/2023 13:45:21

Tags: Rito De Tramitação De MP Arthur Lira Câmara Stf

Leia também:

Lula adia viagem à China por orientações médicas

Lula adia viagem à China por orientações médicas

Presidente teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e apesar de melhora, foi orientado a cancelar a visita até que se encerre o ciclo de transmissão viral

Ataque a autoridades: juíza retira sigilo de decisões sobre suspeitos

Segundo nota divulgada pela Justiça Federal do Paraná, medida foi tomada após pedido do delegado da PF que conduz as investigações.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi