Política

Congresso suspende recesso para analisar intervenção no DF

O texto será apreciado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Congresso Nacional suspendeu recesso parlamentar, recolheu assinaturas para CPI e deve analisar intervenção no Distrito Federal a partir desta segunda-feira.

Congresso suspende recesso para analisar intervenção no DF
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, retorna ao Brasil do exterior para dirigir a sessão que deve apreciar o decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal.

Ainda hoje, o texto será apreciado pela Câmara dos Deputados em sessão semipresencial. Se aprovado, segue para o Senado onde deve ser votado nesta terça-feira.

Para isso, Pacheco suspendeu o recesso parlamentar, que iria até o dia primeiro de fevereiro.

Em reunião, nesta segunda-feira, os senadores presentes condenaram a invasão e depredação das sedes dos três poderes, segundo informou o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB.

Veneziano disse ainda que o Senado deve acompanhar todas as investigações sobre os ataques à democracia. O senador do MDB da Paraíba, que é o presidente da casa em exercício, falou que a polícia legislativa o procurou, no início da manhã de domingo, preocupada com a possibilidade de invasão. Vital do Rêgo entrou em contato com o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, que procurou tranquilizar o parlamentar.

Os senadores afirmam ainda que conseguiram as assinaturas necessárias para instalar CPI para investigar os ataques à democracia. Mas, como a atual legislatura acaba no final de janeiro, a Comissão Parlamentar de Inquérito só deve ser instalada a partir de fevereiro.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / GT Passos - 09/01/2023 20:10:06. Última edição: 09/01/2023 20:10:06

Tags: Congresso Senado Câmara Vandalismo Terrorismo Bolsonarismo

Leia também:

Lula conversa com líderes estrangeiros sobre atos antidemocráticos

Lula conversa com líderes estrangeiros sobre atos antidemocráticos

Em postagem nas redes sociais, Lula diz que conversou com o ex-presidente americano Bill Clinton, o premiê de Portugal, António Costa, e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Condenação internacional a ataques é sinal da importância brasileira

Condenação internacional a ataques é sinal da importância brasileira

Fala é do chanceler brasileiro, que diz ter recebido manifestações manifestações de apoio e de confiança na solidez das instituições democráticas brasileiras.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi