Política

OAB e ABI se manifestam sobre ataques terroristas em Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiaram os ataques contra as sedes do STF, Congresso e Palácio do Planalto, em Brasília.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiaram os ataques deste domingo contra as sedes do Supremo Tribunal Federal, Congresso e Palácio do Planalto, em Brasília. As instituições classificaram o ato contra as sedes dos Três Poderes como, abre aspas, “atos grotestos” e “cenas lamentáveis”.

De acordo com a nota da Ordem dos Advogados do Brasil, os ataques têm como objetivo o enfraquecimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da Constituição Federal, que são os pilares do mais longevo período democrático da história brasileira. O texto afirma ainda que tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais, conforme explica Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.

“A liberdade de expressão e manifestação não inclui permissão para ações violentas nem para atentados contra o Estado Democrático de Direito e os responsáveis por este levante golpista precisam ser identificados e punidos”.

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa também afirmou que a ação deve ser punida com os rigores da lei. A associação ressalta que lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia e que as autoridades do governo do Distrito federal foram ausentes, para não dizer coniventes.

edição Elifas Levi

Agência Brasil / Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi / GT Passos - 09/01/2023 17:15:08. Última edição: 09/01/2023 17:15:08

Tags: OAB ABI Terrorismo Brasília Congresso Palácio Do Planalto Stf

Leia também:

Acampamento golpista é desmontado e terroristas presos em Brasília

O acampamento de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro no Quartel General do Exército, em Brasília, começou a ser desmontado nesta segunda-feira.

Três poderes do estado do Rio de Janeiro repudiam atos violentos

Três poderes do estado do Rio de Janeiro repudiam atos violentos

Luta pela democracia é pacífica e liberdade de expressão deve ocorrer sem violência e ou ameaças à coexistência dos diferentes segmentos da sociedade, diz nota conjunta.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi