Política

Pacote com 25 ações é lançado pelo governo com medidas para mulheres

Uma delas obriga igualdade salarial com homens que fazem mesma função

O Palácio do Planalto ficou lotado de mulheres neste 8 de março para verem o presidente Lula assinar uma série de medidas voltada para elas. Ou melhor, para nós. Foi um pacote com 25 ações em diversas áreas. Uma das mais aguardadas foi o projeto de lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. A ideia é a seguinte: multa pesada para o empregador que pagar salário diferente para eles e elas quando a função for a mesma.

Pacote com 25 ações é lançado pelo governo com medidas para mulheres
© José Cruz/ Agência Brasil

A CLT, que é a Consolidação das Leis do Trabalho, já prevê essa igualdade de salário, mas com uma multa muito pequena. Cinco mil reais, segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Além disso, vai haver fiscalização.

O projeto ainda será discutido e votado no Congresso, mas a proposta do governo é que o valor da multa seja dez vezes o maior salário pago na empresa, para aquelas que têm mais de 20 funcionários. A ministra Simone Tebet rebateu o discurso de que poderá haver redução nas contratações femininas.

Para o presidente Lula, a diferença salarial também é uma forma de violência contra as mulheres. Mas que isso pode mudar com essa lei. Ou melhor, com a obrigatoriedade de cumprimento dela.

Essa é uma das principais medidas anunciadas pelo governo, mas tem outras também dentro desse cenário econômico e de mercado de trabalho. Tem um edital de oferta de crédito diferenciado para mulheres, o Mulheres na Favela, que trata da qualificação delas, o incentivo às startups lideradas por mulheres, o programa Organização Produtiva Econômica das Mulheres Rurais com previsão de R$ 50 milhões de investimento e com a ideia de atender pelo menos 20 mil mulheres.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 08/03/2023 15:17:50. Última edição: 08/03/2023 15:17:50

Tags: 8M Dia Das Mulheres Lula Pacote Igualdade Salarial Salário

Leia também:

Respeito às mulheres é valor inegociável no Executivo, diz Lula

Em cerimônia no Palácio do Planalto, presidente destacou que nada justifica a desigualdade de gênero e destacou a participação de 11 ministras em seu governo.

Rosa Weber e Janja defendem maior participação de mulheres no poder

Elas estão entre as sete agraciadas com o Diploma Bertha Lutz, em cerimônia no Senado. Menção é entregue a quem contribuiu de forma relevante às questões de gênero.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi