Política

Sem foro privilegiado, Bolsonaro tem série de pendências na Justiça

No TSE, o ex-presidente responde a mais de 15 ações. No STF, Bolsonaro é alvo de seis inquéritos, além de outras oito ações que foram encaminhadas para a primeira instância pela Corte Superior.

Quase três meses depois de deixar o Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou, nesta quinta-feira (30), no aeroporto internacional de Brasília. Ele embarcou para os Estados Unidos no fim de dezembro, às vésperas da posse do presidente eleito, Lula, e acabou não passando a faixa presidencial.

Agora, sem mandato e sem foro privilegiado, Bolsonaro enfrenta uma série de pendências na Justiça.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responde a mais de 15 ações. Entre elas, está uma reunião que Bolsonaro realizou com embaixadores, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ainda presidente, ele colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. Durante o julgamento dessa ação no TSE, Bolsonaro corre o risco de se tornar inelegível.

No Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro é alvo de seis inquéritos relacionados a temas como publicações antidemocráticas, disseminação de notícias falsas durante a pandemia de covid-19 e vazamento de dados sigilosos sobre a urna eletrônica. Além dessas ações, outras oito foram encaminhadas para a primeira instância, pelo STF.

O ex-presidente Jair Bolsonaro também vai ter que explicar à Polícia Federal o motivo de ter ficado com as joias recebidas de presente do governo da Arábia Saudita, e as armas recebidas dos Emirados Árabes, enquanto presidente. Até o momento, a Justiça tem conhecimento de três lotes de joias recebidos pelo governo anterior. O TCU decidiu que itens de alto valor devem ser encaminhados para o acervo público.

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Nathália Mendes - 30/03/2023 15:40:03. Última edição: 30/03/2023 15:40:03

Tags: Jair Bolsonaro TSE Stf

Leia também:

TSE arquiva processos da Lava Jato sobre caixa 2 do PMDB e PP e PT

Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral, acompanhou os votos pelo arquivamento. “Não há o mínimo suporte de prova para prosseguir com a investigação”, disse ele.

Ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Brasil

Devido ao esquema de segurança da Polícia Federal, o ex-mandatário não saiu pelo saguão de desembarque habitual e usou uma rota alternativa.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi