Política

Senado aprova MP que reestrutura ministérios do governo Lula

MP que reestrutura os ministérios agora segue para sanção presidencial

 

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (1º), por 51 votos contra 19, a Medida Provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. Não houve alterações em relação ao texto aprovado na Câmara.  

O debate no plenário do Senado se deu em torno principalmente do aumento do número de pastas da Esplanada: de 23 para 37 ministérios ou órgãos com status de ministério. A oposição criticou o aumento. Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), seria preciso reduzir o número de pastas.  

A crítica foi rebatida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), que defendeu a separação dos temas por ministérios para que a política seja melhor executada.  

A MP chegou ao Senado no último dia antes de perder a validade, após turbulências políticas na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, a medida correu o risco de não ser apreciada.  

Já no Senado, o ambiente foi mais amigável ao governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criticou a forma como o processo foi conduzido pela Câmara.  

O texto aprovado manteve as modificações feitas na Comissão Mista, com a retirada de atribuições dos ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário. A MP que reestrutura os ministérios agora segue para sanção presidencial.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 01/06/2023 16:35:13. Última edição: 01/06/2023 16:35:13

Tags: Medida Provisória Reestruturação Dos Ministérios Senado Federal

Leia também:

Lula: Brasil quer se manter neutro sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Lula: Brasil quer se manter neutro sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Para ele, proposta de paz tem que ser combinada com os presidentes dos dois países. Lula falou sobre o assunto após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Itamaraty.

Senado aprova MP que reorganiza ministérios

Senado aprova MP que reorganiza ministérios

Texto manteve as modificações feitas na Comissão Mista, com retirada de atribuições dos ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi