Política

STF deve definir hoje tese final do julgamento sobre marco temporal

Sessão está prevista para começar às 14h

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir hoje (27) a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está prevista para começar às 14h.

STF deve definir hoje tese final do julgamento sobre marco temporal
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

Na semana passada, por votos 9 votos a 2, o Supremo julgou inconstitucional o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada.

Entre os pontos que serão analisados na sessão desta quarta-feira, está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé” e se o pagamento seria condicionado à saída de proprietários das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

Rosa Weber

A sessão de hoje também será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. A ministra deixará o tribunal amanhã (28) ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso no comando da Corte será no mesmo dia.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 27/09/2023 06:35:09. Última edição: 27/09/2023 06:35:09

Tags: Stf Marco Temporal Áreas Indígenas

Leia também:

CPIs com prazos finais movimentaram sessões na Câmara

CPIs com prazos finais movimentaram sessões na Câmara

A CPI que apura fraudes na Americanas não indiciou nenhum dos acionistas controladores da empresa pela fraude contábil de mais de R$ 20 bilhões. A Comissão votou, nesta terça-feira, o relatório do deputado Carlos Chiodini, do MDB de Santa Catarina, que disse não haver provas suficientes para indiciar os responsáveis

Câmara discute união homoafetiva em audiência pública

Câmara discute união homoafetiva em audiência pública

O tema já superado pela justiça há 12 anos. Isso porque um projeto de lei busca proibir, no código civil, a equiparação da relação de pessoas do mesmo sexo ao casamento, que deve ser votado nesta quarta-feira.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi