Saúde

Lula dispensa 13 ministros para tomarem posse no Congresso

Hoje serão definidos os presidentes da Câmara e do Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou hoje (1º), temporariamente, 13 ministros para assumirem seus mandatos no Congresso Nacional. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União.Nesta quarta-feira acontece a abertura do ano Legislativo, com a posse de parlamentares eleitos em outubro do ano passado e a eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado.

Lula dispensa 13 ministros para tomarem posse no Congresso
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Deputados e senadores que assumem o cargo de ministro de Estado não perdem a função parlamentar. Durante o mandato, inclusive, é comum eles se licenciarem dos cargos para votar projetos de interesse do governo no Congresso. Na votação de hoje, o governo apoia as reeleições dos presidentes das duas casas, Arthur Lira na Câmara e Rodrigo Pacheco no Senado.

Os ministros que tomam posse no Senado são Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). O ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) foi eleito em 2018 e está no meio do mandato de senador, mas também se licenciou do ministério para votar na eleição do Senado.

Na Câmara, assumem os mandatos de deputados os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Juscelino Filho (Comunicações), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Daniela Carneiro (Turismo).

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 01/02/2023 10:00:11. Última edição: 01/02/2023 10:00:11

Tags: Presidente Lula Câmara Dos Deputados Senado Federal Deputados Senadores

Leia também:

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Etapas foram organizadas conforme estoques de doses, novas encomendas e compromissos de entrega dos fabricantes. Calendário inclui covid-19, polio, sarampo e influenza.

São Paulo terá medicamento à base de cannabis no SUS

Governo estadual informou que um grupo de trabalho será criado para regulamentar a nova lei. Medicamentos só eram fornecidos pelo governo do estado mediante decisão judicial.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi