Ciência

Sociedade pode opinar sobre uso de dispositivos digitais por crianças

O prazo para a sociedade civil enviar suas contribuições, para a consulta pública a respeito do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes, vai até o dia 7 de janeiro por meio da Plataforma Participa + Brasil.

O prazo para a sociedade civil enviar suas contribuições para a consulta pública a respeito do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes foi prorrogado. Agora, quem quiser enviar sua opinião ou contribuição pode fazer isso até o dia 7 de janeiro por meio da Plataforma Participa + Brasil. 

Sociedade pode opinar sobre uso de dispositivos digitais por crianças

De acordo com o governo, as contribuições têm o objetivo de criar estratégias para uso consciente de celulares e tablets por crianças e adolescentes; e servirão para a elaboração de um guia oficial com orientações sobre o tema.

No preâmbulo da consulta, eles citam uma pesquisa global com 27 mil pessoas segundo o qual o bem-estar mental de crianças e adolescentes provou ser melhor quanto mais tarde ganharam seu smartphone ou tablet.  

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de até 2 anos não podem ser expostas a telas; e que crianças de 2 a 5 devem utilizar telas por no máximo 1 hora por dia. Já adolescentes com idade entre 11 e 18 anos não podem ultrapassar as 3 horas diárias. 

Até o momento, a consulta já recebeu mais de 400 contribuições de coletivos e organizações diversas. 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 27/11/2023 18:20:13. Última edição: 27/11/2023 18:20:13

Tags: Consulta Pública Dispositivos Digitais Sociedade Civil

Leia também:

Brasil precisa investir em inteligência artificial, diz cientistas

Brasil precisa investir em inteligência artificial, diz cientistas

O documento da Academia Brasileira de Ciências faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação e no mercado de trabalho e apresenta, também, recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil.

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi