Geral

Câmara aprova medida imediata à mulher que denuncia violência

O projeto é uma alteração na Lei Maria da Penha para garantir a proteção de urgência a partir da denúncia do caso à autoridade policial.

Mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar poderão obter medidas protetivas já a partir da denúncia do caso à autoridade policial ou a partir de alegações escritas. É o que prevê uma proposta aprovada pela Câmara e que, agora, vai para sanção presidencial. Na prática, trata-se de uma alteração à Lei Maria da Penha para garantir a proteção de urgência para essas mulheres independentemente da tipificação penal, da existência de inquérito policial, boletim de ocorrência ou ainda do ajuizamento da ação.

E as medidas serão mantidas enquanto houver risco à integridade física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial da mulher ou de seus dependentes.

O texto é de autoria da ex-senadora e atual ministra do Planejamento, Simone Tebet. E, segundo a deputada Érica Kokay, pretende garantir a proteção, evitando brechas ou interpretações diversas de juízes e policiais.

A proposta também deixa bem claro que a lei Maria da Penha vai ser aplicada em todos os casos de violência doméstica, independentemente da motivação ou da condição da ofendida ou do ofensor.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso - 22/03/2023 11:15:03. Última edição: 22/03/2023 11:15:03

Tags: Mulher Medida Protetiva Câmara Dos Deputados Projeto De Lei

Leia também:

Operação da PF mira lavagem de capitais de ouro ilegal em Roraima

Suspeitas são de que esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões. Três mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal estão sendo cumpridos.

Operação procura responsáveis por ataques no Rio Grande do Norte

Segundo o Ministério Público, 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão são cumpridos em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e em outras seis cidades.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi