Geral

Lei de Acesso à Informação completa 11 anos e ganha reforço

Os decretos, com as medidas de fortalecimento da transparência pública, foram assinados pelo presidente Lula nesta terça-feira (16) e inclui iniciativas como a criação do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção.

O governo anunciou nesta terça-feira (16) alterações na LAI, a Lei de Acesso à Informação, que completa 11 anos, e um pacote de medidas de fortalecimento da transparência pública. 

Os decretos foram assinados pelo presidente Lula, durante a cerimônia, em Brasília.

Uma das mudanças é sobre sigilo de 100 anos. O decreto atual diz que informações pessoais sobre intimidade, vida privada, honra e imagem são de acesso restrito a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que se referirem, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 anos.  

Já o novo decreto diz que a existência dos dados pessoais não implica a restrição ao seu inteiro teor. Assim, sempre que viável, o órgão público deverá realizar a ocultação dessas informações, garantindo o acesso ao restante do documento. 

Lula lembrou que uma das suas primeiras medidas, ao assumir a Presidência, foi determinar à CGU, a Controladoria-Geral da União, a revisão de mais de 200 sigilos do governo anterior. 

De acordo com o ministro da CGU, Vinicius Carvalho, a revisão dos casos mostrou detalhes da tentativa da gestão anterior de alterar as eleições de 2022. 

O ministro citou, por exemplo, a liberação pela Caixa Econômica Federal de 99% da carteira de crédito consignado para o Auxílio Brasil, entre o primeiro e o segundo turno eleitoral.

Outra medida anunciada é que a CGU vai poder editar normas que deverão ser seguidas por todos os órgãos do governo federal e ainda aplicar advertências em caso de descumprimento da lei.

O segundo decreto cria a Política de Transparência e Acesso à Informação para combater a desinformação. Já o terceiro, trata da criação do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção, ligado à CGU. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves - 16/05/2023 16:45:07. Última edição: 16/05/2023 16:45:07

Tags: CGU Lei De Acesso à Informação Transparência Decreto 11 Anos LAI

Leia também:

Povos da Amazônia serão protagonistas da proposta brasileira na OTCA

Povos da Amazônia serão protagonistas da proposta brasileira na OTCA

“Não se cogita mais, como no passado, debater o futuro da Amazônia sem os amazônidas, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais”, defende o ministro Mauro Vieira.

Prefeitura de São Paulo anuncia atrações da Virada Cultural 2023

Agenda do evento reúne maiores artistas do cenário cultural nacional e internacional, com referências do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi