Geral

PGR pede ao STF que o crime de trabalho escravo seja imprescritível

Na semana passada, a PGR já havia defendido na Suprema Corte prioridade no julgamento de ações que tratam do combate ao trabalho escravo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal que o crime de trabalho análogo à escravidão seja imprescritível. Na ação, ajuizada nessa segunda-feira, Aras pede que o STF proíba tribunais e juízes de declararem a prescrição da possibilidade de punir o responsável.

Argumentou que a extinção da ação judicial de crimes por causa do tempo é uma garantia constitucional do investigado, mas não é absoluta. Para ele, há casos em que a prescrição não ocorre, como crime de racismo.

Na semana passada, a PGR já havia defendido na Suprema Corte prioridade no julgamento de ações que tratam do combate ao trabalho escravo. O pedido foi para que as ações que tratam do assunto sejam julgadas ainda neste primeiro semestre.

No início do mês, a Defensoria Pública da União também entrou com ação no Supremo para garantir a expropriação de terras e o confisco de bens de empresas flagradas utilizando trabalhadores em condições análogas à escravidão.

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 04/04/2023 11:35:07. Última edição: 04/04/2023 11:35:07

Tags: Trabalho Escravo Stf Julgamento PGR Crime

Leia também:

Mulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Mulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Medida foi publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, que também traz lei para instituir programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

Delegacias de atendimento à mulher terão funcionamento ininterrupto

Delegacias de atendimento à mulher terão funcionamento ininterrupto

Delegacias deverão prestar atendimento em salas reservadas e, preferencialmente, por policiais mulheres. Policiais encarregados do atendimento terão treinamento adequado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi