Justiça

Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do STF e do CNJ

Ministro Luís Roberto Barroso é o vice dela.

A ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira (12) como presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O ministro Luís Roberto Barroso é o vice dela.

Ao discursar em nome de todos os integrantes da corte, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que Rosa Weber é a terceira mulher a assumir a presidência do STF, mas a primeira juíza de carreira, com a origem na Justiça do Trabalho.

Rosa Maria Pires Weber é gaúcha de Porto Alegre e tem 46 anos de magistratura. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Passou no concurso de juíza do trabalho em 1976, onde ficou até 1991. Depois, integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. De 2006 a 2011, Rosa Weber foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho, até ser nomeada para o STF, onde tomou posse em dezembro de 2011. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral de 2018 a 2020.

Cármen Lúcia destacou as características que marcam a personalidade da nova presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.

O mandato normalmente tem duração de dois anos, mas Rosa Weber vai se aposentar antes disso, porque em 2 de outubro do ano que vem ela completa 75 anos, que é a idade máxima para os servidores públicos. O próximo a assumir a presidência do STF e do CNJ é o ministro Luís Roberto Barroso.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 14/09/2022 23:44:22. Última edição: 14/09/2022 23:44:22

Tags: Stf CNJ Rosa Weber

Leia também:

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades

Eleições: Pardal recebeu mais de 10,8 mil denúncias de irregularidades

Pelo aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral é possível fazer registros de compra de votos a propaganda irregular. As denúncias são distribuídas para a Justiça Eleitoral de acordo com o município

TSE realizará testes de integridade em urnas nas eleições de outubro

De acordo com a resolução aprovada durante sessão do TSE, o teste será feito em urnas eletrônicas sorteadas e contará com a participação voluntária de eleitores que estiveram nas seções eleitorais no

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi