Justiça

STF marca julgamento de denunciados por atos golpistas

Análise dos casos no plenário virtual da Corte começa terça-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima semana o início do julgamento de 100 pessoas denunciadas pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

STF marca julgamento de denunciados por atos golpistas
© Joedson Alves/Agencia Brasil

O julgamento será realizado no plenário virtual da Corte entre terça-feira (18) e segunda-feira (24). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Os casos que serão julgados dizem respeito aos primeiros acusados que foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em janeiro e fevereiro ao participarem da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. 

Os denunciados respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Conforme levantamento do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, dos 1,4 mil presos no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 11/04/2023 20:35:21. Última edição: 11/04/2023 20:35:21

Tags: Stf Atos Golpistas Atos Antidemocráticos Supremo Julgamento

Leia também:

Rosa Weber e Moraes visitam presos por atos golpistas na Papuda

Ministros inspecionaram as celas e a alimentação servida aos detentos. Eles também conversaram com os presos explicando que os prazos processuais estão sendo cumpridos e que as situações estão sendo avaliadas individualmente.

Grupo Gerdau é responsabilizado por contaminação ambiental em Sorocaba

Depois de desativar uma planta industrial na cidade, a Gerdau não avisou aos órgãos públicos de que havia um depósito clandestino de resíduos tóxicos, nem se responsabilizou pelo saneamento ambiental do local.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi