Política

Deputada entra com ação no STF para impedir tramitação PEC da Anistia

A Proposta de Emenda Constitucional proíbe a punição a partidos que não cumpriram as cotas de sexo e raça na última eleição, além de anistiar legendas com prestação de contas irregulares.

A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL de São Paulo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que proíbe a punição a partidos que não cumpriram as cotas de sexo e raça na última eleição. Além de anistiar legendas com prestação de contas irregulares.

Nessa terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a PEC, que agora segue para uma comissão especial antes de ir para a votação em plenário, por todos os deputados.

A deputada federal Samia Bomfim alega que a proposta viola a isonomia política de gênero e raça. Ela cita ainda que, na eleição de 2022, foram eleitas apenas 91 mulheres entre os 513 vagas para deputados federais. Nem 18% do total. E apenas 26% dos parlamentares se autodeclaram negros.

Sâmia Bomfim afirma que a PEC é um retrocesso para todos que defendem a igualdade de condições entre homens e mulheres, e brancos e negros.

A deputada Ronsâgela Reis, do PL de Minas Gerais, afirma que o projeto evita o estrangulamento dos partidos que possam interferir em ações futuras de promoção de candidaturas de mulheres.

A PEC aprovada na comissão da CÂmara ainda permite que os partidos voltem a receber recursos de empresas para quitarem dívidas até agosto de 2015. Até esse período, era permitido a doação de empresas, o que não é mais possível depois de decisão do STF.

Pelas regras eleitorais, os partidos devem reservar 30% de suas candidaturas para o parlamento para mulheres. 30% do fundo eleitoral e do horário eleitoral também devem ser destinados para candidaturas femininas.

Os votos dados em candidatos negros e mulheres também devem ser contados em dobro para a divisão do horário eleitoral e a distribuição do fundo eleitoral deve ser proporcional às candidaturas negras.

 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasíia / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 17/05/2023 22:00:12. Última edição: 17/05/2023 22:00:12

Tags: PEC Anistia Stf Tramitação Partidos Cotas

Leia também:

Câmara aprova urgência para o projeto da nova regra fiscal

Câmara aprova urgência para o projeto da nova regra fiscal

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto para mudar o regime fiscal do país. 367 deputados votaram pela prioridade pelo projeto, enquanto outros 102 deputados foram contrários.

Alckmin discute bioeconomia com presidente do Fórum Econômico Mundial

O presidente em exercício recebeu Klaus Schwab no Palácio do Planalto. "Destaquei a necessidade de reforçarmos os laços econômicos e comerciais entre os países", postou Alckmin nas redes sociais.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi