Economia

Projeto da nova regra fiscal vai para o Congresso na próxima semana

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, acredita que o projeto, que substitui o teto de gastos, terá a votação concluída até junho.

Horas antes da coletiva que detalhou o texto do arcabouço fiscal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no Senado para apresentar a proposta. Foi um gesto de deferência à Casa, segundo ele, assim como já havia feito no dia anterior com a Câmara.

Ao final da reunião, um prazo: o projeto de lei complementar com a nova regra que vai substituir o teto de gastos deve chegar ao Congresso na próxima semana. A previsão é do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também participou da reunião.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, disse que acredita na conclusão da votação até junho. E afirmou que, do ponto de vista da base, está tranquilo porque o governo tem votos suficientes para aprovar o texto – que exige maioria absoluta na Câmara e no Senado. Ou seja, 257 deputados, pelo menos, e 41 senadores.

Já a oposição adotou uma postura mais reservada. Prefere esperar a chegada do texto, como disse o líder Rogério Marinho.

Agora são as conversas para a escolha do relator. Na Câmara, as negociações já começaram. O ministro Padilha disse que ela não deve ficar com o PL porque o partido já tem a relatoria do Orçamento. Há a possibilidade, então, de que a relatoria fique com o PP, negociação que o presidente da Câmara, Arthur Lira, está encampando.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 30/03/2023 17:10:02. Última edição: 30/03/2023 17:10:02

Tags: Nova Regra Fiscal Regra Fiscal Congresso Votação Teto De Gastos

Leia também:

Governo apresenta proposta para nova regra fiscal

A nova regra fiscal prevê zerar o déficit público no ano que vem e gerar superávit a partir de 2025. A proposta central é limitar os gastos do governo à variação das receitas.

Governo quer reavaliar pisos para gastos com saúde e educação

Governo quer reavaliar pisos para gastos com saúde e educação

Para o secretário do Tesouro Nacional, há critérios que podem ser melhores que a indexação em relação às receitas. Mudanças ocorreriam por emenda constitucional a partir de 2025

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi